Apresentação de Carlos Chagas

Carlos Chagas comemora 80 anos

Conheça Carlos Chagas

A Força da Pecuária em Carlos Chagas - MG

Entrevista do Prefeito Acássio a TV 3 Fronteiras

Prefeitura inaugura obra asfáltica

Inauguração da quadra poliesportiva na Escola Municipal Aymar Westim Nobre

Eficiência e tecnologia na gestão e controle do transporte escolar - Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Carlos Chagas e Universidade Federal de Viçosa Destaque

Publicado em Educação
Escrito por  15 Abril 2019
Avalie este item
(0 votos)

gerson

 

Com o objetivo de se tornar uma "Cidade Inteligente" (CI), o município de Carlos Chagas vem estreitando cada vez mais os laços de parceria com a Universidade Federal de Viçosa tornando-se constantemente palco para estudos e aplicações de novas tecnologias. Neste contexto, aconteceu no dia 22/03/2019 no Gabinete da Prefeitura Municipal, a entrega de um aplicativo oficial do município de Carlos Chagas juntamente com o Projeto de Rotas Escolares pela Universidade Federal de Viçosa. Com a utilização destas ferramentas, Carlos Chagas servirá de modelo para outras cidades.

O Projeto de Rotas Versão 1.0, constitui-se de um novo sistema para gestão e controle do Transporte Escolar em Zonas Rurais do município. Com ele, o aluno que utiliza o transporte escolar rural recebe um chaveiro com um chip cadastrado e interligado com centrais presentes dentro do veículo escolar e da escola. Ao entrar no veículo, em sua rota de origem, o estudante aciona o seu chaveiro à central, fazendo o mesmo ao descer e ao entrar na escola. Com o uso do GPS presente no sistema, é possível controlar e monitorar local e horário da entrada e saída do aluno no veículo e na escola. Com diversos benefícios, vale destacar o controle e monitoramento da segurança do aluno, sendo possível saber se ele foi transportado, se entrou na escola quando saiu do transporte, saída da escola, seu retorno para casa, entre outros, além da geração de uma economia ao município, uma vez que a quilometragem do percurso do transporte escolar poderá ser calculada com perfeita exatidão e o pagamento aos prestadores de serviço de transporte será feita de uma forma justa, transparente e clara, evitando que sejam pagos valores além do percurso percorrido.

Versão 2.0 – Ainda em desenvolvimento pela Universidade, será a complementação da versão 1.0. Com ela, os pais ou responsáveis pelo aluno que dispuserem de internet na zona rural, poderão acompanhar e monitorar através de um aplicativo, o controle realizado pelo chip do estudante. A expectativa futura é de que essa versão também seja implantada, bem como a transformação digital em toda a frota de veículos e máquinas do município, inclusive nos trabalhos de coleta de lixo urbano.

Já o aplicativo oficial do município que também foi entregue pela Universidade, está em fase de ajustes e visa uma interação direta do público com administração municipal, onde o cidadão poderá tirar dúvidas, obter informações, fazer questionamentos, dar sugestões, entre outros.

 

 

Últimos Editais

Quem está Online?

Temos 79 visitantes e Nenhum membro online

Visitantes

Hoje
Ontem
Este Mês
Mês Passado
1132
1385
11341
19602

Seu IP: 3.95.131.97
12/11/2019